Call para a apresentação de comunicações e/ou posters/vídeos

Secção Temática: Sociedade Civil, Economias Alternativas, Voluntariado

Em contexto de crises múltiplas e permanentes proliferam narrativas e práticas com um forte poder desestabilizador das instituições democráticas. Todavia, neste mesmo contexto, tornam-se mais visíveis contranarrativas e práticas inovadoras, como utopias reais (Eric Olin Wright), que alargam e reforçam a democracia ao defenderem e demonstrarem maneiras de organizar a vida social alternativas à busca pelo lucro e à desigualdade económica e política.

A relação deste “terceiro” espaço entre a economia mercantil e o Estado democrático é multifacetada e de codependência e coevolução. Se as sociedades democráticas constituem terreno fértil para a existência de uma sociedade civil forte, as múltiplas configurações de ação coletiva neste espaço contribuem para reforçar e alargar a democracia. Através das suas formas de propriedade e governação, muitas destas organizações, nomeadamente as da economia social e solidária, concretizam a democracia económica, envolvendo membros, trabalhadores, utilizadores e a comunidade.  Através da sua intervenção de proximidade na resposta a problemas sociais ou concretização de aspirações de bem-estar social de cidadãos e cidadãs e comunidades, muitas práticas e organizações contribuem para a democracia social, frequentemente em relação com as políticas públicas do Estado-Providência. Enquanto espaços de associação e mobilização, muitas organizações, sobretudo de base local ou de base de movimentos sociais, são escolas de democracia participativa, fortalecendo a interação e a confiança entre os cidadãos e as cidadãs, as suas competências democráticas e a sua relação com a esfera pública e com outros atores do Estado e da economia.

Nas últimas décadas do século XXI, estruturou-se e institucionalizou-se um campo social e académico, genericamente descrito como situado entre o Estado democrático e a economia mercantil, que assume uma pluralidade de designações – economia social, economia solidária, terceiro sector, sociedade civil – e uma multiplicidade de atores coletivos envolvidos: organizações não governamentais, organizações sem fins lucrativos, cooperativas e associações, empresas sociais, empreendedores sociais, coletivos, grupos e iniciativas informais ou voluntárias.

As abordagens sociológicas sobre este campo são caraterizadas pela sua atenção aos contextos, práticas e representações, assim como às relações e interações. Emergem questões acerca dos contextos de origem, acerca da sua evolução, acerca dos campos de atuação destas formas de organização coletiva e acerca dos relacionamentos que estabelecem com outras organizações e instituições do seu campo ou de outros. Além disso, também emergem frequentemente interrogações acerca do tipo de relações sociais, económicas e políticas que são estabelecidas e mediadas pelo campo em questão.

Neste sentido, a Secção Temática Sociedade Civil, Economias Alternativas, Voluntariado (ST SCEAV) apela a contribuições nas seguintes linhas temáticas:

  1. Economias social, solidária e popular: práticas e contextos institucionais;
  2. Empresas sociais: práticas, discursos e formas organizacionais;
  3. Terceiro sector, Estado-Providência e políticas públicas locais e nacionais;
  4. Empreendedorismo social, solidário e coletivo;
  5. Inovação social e impacto socioeconómico e ambiental;
  6. Ação humanitária e ONGD, novas e velhas formas de filantropia;
  7. A economia de proximidade, coletivos e a gestão dos comuns;
  8. Ativismo e produção/consumo responsável;
  9. Sociedade civil, participação e democracia;
  10. Cooperativismo e associativismo;
  11. Capital social, confiança e participação;
  12. A digitalização na economia social e solidária e o cooperativismo de plataforma;
  13. Emprego e trabalho na economia social e solidária e voluntariado
  14. Intervenção social e cultural em redes locais pelo bem comum

 

Convidamos ao envio de propostas de resumos de investigações situadas em contexto académico e não académico em resposta a esta convocatória.

Serão também aceites posters e documentos visuais como curtas-metragens, documentários ou testemunhos de casos focados em projetos ou intervenções.

As propostas, para além de ensaios teóricos, devem ser formuladas apresentando o seu referencial teórico, objetivos, metodologias utilizadas, diagnósticos, resultados e conclusões.

As propostas de profissionais podem ser formuladas num registo de relatos de experiências, procurando responder aos seguintes aspetos: 1) contexto socioeconómico, político e geográfico (Quem? O quê? Onde? Quando?) 2) objetivos da sua criação (Para quê? Porquê?); 3) atores envolvidos, participantes e beneficiário/as (Para quem? Com quem?); 4) metodologias (de investigação e intervenção) utilizadas, atividades desenvolvidas e papéis dos diferentes participantes (como?); 4) resultados e aprendizagens (O que é que aconteceu? O que é que aprendemos?).

A ST poderá depois selecionar a(s) melhor(es) comunicações para serem propostas para publicação na revista SOCIOLOGIA ON LINE.

As regras e prazos a considerar para a submissão dos resumos, assim como mais informações sobre o XIII Congresso Português de Sociologia, podem ser consultados no site da APS  ou na plataforma do Congresso.

Informações sobre a secção:  https://stnr.aps.pt/sceav/ 

Mais informações e envio dos resumos em https://xiii-congresso-aps.eventqualia.net

Envio de resumos até 14 de outubro de 2024.

Email de contato: congresso-aps@eventqualia.net