CICLO DE WEBINARS DA ST – CLASSES, DESIGUALDADES E POLÍTICAS PÚBLICAS: DEBATES EMERGENTES
Com o propósito de dignificar e, simultaneamente, ampliar e renovar o património desta área, a Secção Temática “Classes, Desigualdades e Políticas Públicas” da Associação Portuguesa de Sociologia organiza, em parceria com o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto e com o Observatório das Desigualdades, um ciclo de webinars dedicado a debates emergentes nestes âmbitos temáticos.
Com uma periodicidade mensal, e sessões de 90 minutos, divididas entre apresentações pelos/as convidados/as e discussão com os/as demais participantes, este ciclo de debates online, de acesso livre e aberto à comunidade sociológica e científica em geral, pretende configurar um espaço de apresentação de novas perspetivas, objetos e análises, mobilizando para tal as contribuições de investigações em curso ou recentemente concluídas e incidindosobre a realidade portuguesa.
Consulte o cartaz aqui.
Em baixo, saiba mais sobre as sessões do Ciclo.
8ª SESSÃO DO CICLO DE WEBINARS DA ST
26 de junho de 2024
Inovação nas Políticas Públicas de Rendimento Mínimo:
Exemplos de Barcelona e Utrecht
Orador: Bruno Miguel Oliveira
Investigador do DINÂMIA’CET-Iscte
Tendo como foco de análise os esquemas de mínimos sociais na Europa, procurou-se compreender os fatores que levaram ao surgimento da política inovadora no contexto de política social em dois estudos de caso – Barcelona e Utrecht. Através de uma metodologia qualitativa, inspirada no método de process-tracing e com recurso a entrevistas, focus groups e análise documental, pretende-se fomentar um debate sobre o futuro dos regimes de proteção mínima no quadro dos Estados-providência e a ideia de rendimento básico.

7ª SESSÃO DO CICLO DE WEBINARS DA ST
22 de maio de 2024
Classe social, consumo e gosto no Portugal Contemporâneo:
resultados e pistas para investigação futura sobre práticas alimentares
Orador: Vasco Ramos
Investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Esta comunicação parte de um estudo que aferiu a validade da hipótese Bourdieusiana de homologia entre o espaço social e o espaço do consumo alimentar, contrastando-a com hipóteses alternativas que enfatizam tanto a homogeneização como a individualização dos padrões de consumo. A análise empírica sustenta-se em dados provenientes do Inquérito às Despesas das Famílias (2015/16) e do Segundo Grande Inquérito à Sustentabilidade (2020). Discutem-se igualmente os desafios e limitações a este tipo de abordagem e o significado dos resultados para a compreensão das tendências das práticas alimentares na sociedade portuguesa.
6ª SESSÃO DO CICLO DE WEBINARS DA ST
17 de abril de 2024
Trajetórias Pós-Acidente de Trabalho em Portugal: Notas de Pesquisa sobre uma Política Pública Suportada num Regime de Responsabilidade Privada
Oradora: Vanessa Rodrigues
Doutoranda em Sociologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Esta apresentação efetua uma reflexão em torno dos encontros entre os sinistrados e as instituições implicadas no direito à reparação dos danos emergentes dos acidentes de trabalho. Através de uma análise situada do modo como se estruturam e decorrem as etapas de efetivação de direitos, exploram-se as implicações destes processos na vida dos trabalhadores, assim como as relações entre os capitais económicos e culturais dos sinistrados, a cobertura institucional e o acesso à justiça.
5ª SESSÃO DO CICLO DE WEBINARS DA ST
22 de fevereiro de 2024
A Invocação e a Regulação do Assédio: Notas sobre o Poder (de) Disciplinar
Oradora: Ana Oliveira
Investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra
Esta apresentação pretende explorar algumas características, manifestações e dilemas que acompanham a formação de um domínio de saber em torno do assédio e o expansionismo do poder disciplinar, partindo de uma análise sociojurídica ao universo judicial e ao governo de diferentes contextos institucionais.

4ª SESSÃO DO CICLO DE WEBINARS DA ST
17 de janeiro de 2024
Escola e Reprodução das Desigualdades Sociais em Portugal: uma abordagem empírica multidimensional
Oradora: Inês Tavares
Doutoranda em Sociologia no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa
Investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia e do Observatório das Desigualdades
Partindo de uma análise extensiva aos estudantes mariculados no ensino básico e secundário em Portugal, pretende-se explorar empiricamente a reprodução das desigualdades por via da escola, abordando diversas dimensões sociais, das escolas e do sucesso escolar.
3ª SESSÃO DO CICLO DE WEBINARS DA ST
13 de dezembro de 2023
A Desigualdade como um Produto Intencional das Políticas de Habitação
Oradora: Sónia Alves
Investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL)
Esta comunicação reflete sobre o papel dos estudos de análise comparada internacional para problematizar os mecanismos da (re)produção das desigualdades. Oferece recomendações para a adoção de princípios de não discriminação e de não segregação, bem como para a proteção dos mercados de habitação locais/regionais
2ª SESSÃO DO CICLO DE WEBINARS DA ST
15 de novembro de 2023
Mobilidades e Desigualdades
Oradora: Catarina Sales Oliveira
Professora na Universidade da Beira Interior (UBI).
Investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa
Apresentação e debate em torno de teorias e metodologias para a investigação sociológica e a intervenção social em torno das mobilidades e a sua relação com as desigualdades sociais
1ª SESSÃO DO CICLO DE WEBINARS DA ST
13 de outubro de 2023
Desigualdades sociais de saúde – O que são, como se manifestam, como podem ser estudadas?
Oradora: Sara Conceição
Professora na Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Doutoranda na Universidade Sorbonne Paris Norte
Uma apresentação que introduz o tema das desigualdades sociais de saúde, dando resposta a questões-chave: o que são, como se manifestam e
reproduzem nas sociedades, como podemos estudá-las. Em Portugal, estas questões permanecem subinvestigadas e a autora contribui, com base em
estudos nacionais e internacionais, para clarificar esta problemática
