Programa (english version below)

O nosso objetivo para os próximos quatro anos da Secção Temática “Conhecimento, Ciência e Tecnologia” da Associação Portuguesa de Sociologia (APS) é duplo. Por um lado, reconhecer e consolidar o legado do trabalho desenvolvido por todos/as que, de alguma forma, têm estado envolvidos/as com a seção temática desde a sua fundação, em 2010. Nesse sentido, criaremos linhas claras de continuidade com as atividades já estabelecidas, nomeadamente mobilizando e reforçando o envolvimento dos interesses e necessidades de académicos/as em início de carreira e facilitando a partilha com áreas relacionadas com os estudos sociais da ciência e tecnologia. Por outro lado, avançaremos em novas direções, i) discutindo as possíveis articulações dos estudos sociais da ciência e tecnologia em e sobre Portugal com as crises locais e globais; ii) estimulando debates mais amplos com a produção científica do Sul e do Norte global e iii) refletindo sobre o que e como a comunidade epistémica que se autoidentifica com os estudos sociais da ciência e tecnologia – incluindo todos/as os/as que se encontram formalmente associados/as a esta seção temática, mas também aqueles/as que não se encontram associados/as – imagina o futuro, promovendo assim a consolidação da comunidade.

Mais especificamente, pretendemos contribuir para a discussão de como os estudos sociais da ciência e tecnologia podem ter um potencial, ainda parcamente explorado, para enfrentar, refletir criticamente e envolver-se com processos e situações complexas decorrentes e associadas a desigualdades e injustiças sociais; crises, incertezas, expectativas e riscos; ignorância e resignação. Por via da inspiração nos estudos sociais da ciência e tecnologia feministas, pós-coloniais e decoloniais e em estudos críticos da ciência, visamos convidar todos/as os/as académicos/as com um interesse contínuo e/ou circunscrito neste campo a refletir sobre i) como nos podemos envolver de maneira responsável com questões sociais, materiais, económicas, ambientais e outras infraestruturas; ii) como podemos refletir sobre os “saberes situados” internos e externos e vincular teorias de resistência e mudança, esperança e cuidado com as pessoas com quem e sobre quem trabalhamos; iii) como podemos ir além da perspetiva crítica e ativamente imaginar os futuros que queremos co-construir e fazer parte; iv) como podemos intervir de forma a “permanecer com o problema” ao nível interdisciplinar e transdisciplinar.

Programme

Our aim for the next four years of the Thematic Section on Knowledge, Science and Technology of the Portuguese Sociological Association (Associação Portuguesa de Sociologia – APS) is two-fold. On the one hand, to acknowledge and build on the legacy of the work conducted by all that have, in some capacity, been involved with the thematic section since its foundation in 2010. That is, to create clear lines of continuity with established activities, namely mobilizing and strengthening the involvement of early career scholars’ interests and needs and facilitating the exchange with science and technology studies (STS) related fields. On the other hand, to move into new directions, by i) discussing the potential articulations of STS in and about Portugal with local and global crises; ii) stimulating a wider debate with the global Southern and Northern STS scholarship and iii) reflecting about what and how the epistemic community self-identifying with STS scholarship – organized within and beyond the thematic section – imagines as its own possible futures and to foster community building in these terms.

More particularly, we aim to contribute to the discussion of how STS may have underexplored potential to confront, critically reflect and engage with complex processes and situations deriving from and entangled with social inequalities and injustices; crises, uncertainties, expectations, and risks; ignorance, resignation and doom spirit. Taking inspiration from feminist, post- and decolonial STS scholarship, and critical studies of science, we aim to invite all scholars with a continuous and/or circumscribed interest in STS to reflect upon i) how we can engage in responsible ways with ambiguous social, material, economic, environmental and other infrastructures; ii) how we can reflect about our and others’ ‘situated knowledges’ and tie in theories of resistance and change, hope and care with the people we work with and about; iii) how we can move beyond critique and imagine futures we want to co-construct and be part of; iv) how we can intervene in ways of ‘staying with the trouble’ in interdisciplinary and transdisciplinary engagements.